Estas competências exigem um sistema de ensino diferente, que não esteja mais baseado na transmissão de saberes prontos, mas que se fundamente na comunicação, na troca e na criação. Como características desse novo sistema de ensino haveria o intercâmbio, a veiculação, a troca criativa de saberes, de concepções a respeito da vida no mundo em que vivem professores e alunos. Seria uma mudança de enfoque do ensinar para o aprender. Fazer a educação mudar de uma ênfase na transmissão de informação para uma criação ativa de conhecimento. Neste sentido, é importante reconhecer que a tecnologia pode melhorar a qualidade da educação. Como? De fato, a mudança na educação que apontamos anteriormente não depende do uso ou não da tecnologia. Mas, por outro lado, não podemos ignorar que a chegada da tecnologia nos processos educativos quebra paradigmas e provoca transformações, que deixam em aberto um caminho por construir. Seria uma oportunidade de aproveitar a potencialidade das TIC, principalmente no que se refere às possibilidades de comunicação e interação, para promover a mudança para uma educação melhor.