O bom aproveitamento da utilização dos recursos visuais depende da capacitação dos educadores na avaliação dos programas educacionais com o fim de incluí-los ou não no espaço pedagógico. A avaliação qualitativa e quantitativa mostrará se os softwares de língua de sinais e escrita de língua de sinais são adequados aos objetivos que o professor se propõe. Além disso, possibilita formar uma visão crítica frente a programas que, muitas vezes, são bonitinhos, porém condicionam a aprendizagem. Mostrará que não basta ter figuras alegres, músicas divertidas, português difícil, mas deve ter, sobretudo a preocupação de estimular a busca do conhecimento por parte dos estudantes e professores. Ao aprofundarmos nossos estudos sobre qualidade de programas, vimos que não adianta, somente, ser atrativo e divertido. Uma visão mais crítica frente aos softwares adotados pelas escolas vai permitir compreender que utilizá-los nas disciplinas de nada adianta, caso não for muito bem formulado, ou reformulado, e pesquisado. O programa pode ser operado por usuários sem o conhecimento prévio de implementação de sistemas de computação. As mensagens do sistema utilizam os vocabulário e os sinalários simples e adequado ao usuário. Acessível na leitura e dá suporte suficiente e necessário para o uso do sistema. O programa oferece diferentes caminhos, igualmente seguros, ao usuário. A cor é adequada. A língua de sinais é adequada. A escrita de língua de sinais é adequada.