top
Educação de Surdos e Novas Tecnologias
         
 
As comunidades surdas, que tem nas línguas de sinais sua face mais visível, não estão geograficamente em uma mesma localidade, mas existem espalhadas em todas as partes do mundo. Na maioria das vezes, vivem e trabalham em locais onde todos, ou quase todos, são ouvintes e sua comunicação com eles é reduzida.
A participação em associações, clubes e federações, mesmo que uma, ou poucas vezes por semana, sempre foi crucial para os surdos, pois é onde se comunicam ampla e normalmente. No entanto, é característica dessa situação, a fragmentação e limitação do tempo de permanecer juntos e de poder exercer seu papel social e satisfazer suas necessidades de comunicação.
As novas tecnologias vêm transformando essa realidade quando acrescentam as
possibilidades de mandar um e-mail e receber uma pronta resposta, de acessar rapidamente com uma mensagem todo o grupo de amigos de uma mesma cidade, de outras cidades, estados e até mesmo outros países, de participar de grupos virtuais.
Entrar no Chat no final de um dia de trabalho ou estudo e encontrar os amigos é uma experiência que os ouvintes apreciam e, muito mais os surdos, porque para a maioria deles essa atividade permite fazer contatos com seus pares, coisa que a maioria não teve oportunidade de fazer durante todo o dia. As famílias e os ambientes de trabalho dos surdos são, quase sempre, compostos por uma maioria ou totalidade de pessoas ouvintes que não se comunicam, ou se comunicam de forma bem limitada em Libras.