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Didática e Educação de Surdos
         
 
c) Roteiro de análise do texto: Leitura obrigatória 3 - Professores Surdos: Identificação ou “Modelo”

Iniciamos aqui questionando os discursos ainda presentes no contexto da educação de surdos sobre a necessidade de professor surdo como “modelo” para crianças surdas, encontramos isso em palestras, documentos oficiais e ainda em próprios membros da comunidade surda que ainda teimam em utilizar o termo “modelo” nos discursos sobre a necessidade de profissionais surdos nas escolas.
Assim, nossa proposta é a leitura do artigo de Flaviane Reis sobre a diferença entre “modelo” e identificação quanto na questão do professor surdo. Boa leitura!

O texto ressalta a importância da identificação na prática escolar e rejeita a idéia de modelo, ainda que fortemente prescritos nos documentos oficiais, artigos, entre outras produções. Com base no texto lido, diferencie a identificação do modelo, no âmbito dos Estudos Culturais.

Numa observação acurada do texto, percebemos que a identificação constrói-se na heterogeneidade para a constituição de sua identidade e o modelo é dito como a cópia do outro que volta para mesmidade. Opine sobre as questões abaixo:
  • Contextualizando a realidade histórica por que tem passado os sujeitos da educação, como você entende a postura do instrutor/monitor surdo em relação ao professor ouvinte?
  • E em relação ao alunado, há ou não uma identificação do instrutor/monitor surdo, tendo em vista que há notícias de alguns surdos que são modelos de ouvintes no processo educacional? Justifique.

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