top
Didática e Educação de Surdos
         
 
O campo da Pedagogia é muito diversificado, ele dá a dica sobre a diferente prática que se realiza em cada uma delas. Assim temos muitíssimas formas de Pedagogia. Citamos algumas para melhor entender a sua presença: Pedagogia tradicional: tudo deve convergir ao principio universal, não se admitem diferenças; Pedagogia crítica: utiliza-se de uma atitude de questionamentos aos acondicionamentos sociais existentes; Pedagogia cultural: está envolvida em questões de relações de poder como sendo a identidade, a política, etc. Diante disto temos que necessariamente o tipo de Pedagogia também modifica a Didática, pois estão entrelaçados.
O campo da Didática tem o seu começo com a criação da Didática Magna, e com o passar do tempo vem constituindo muitos saberes e práticas diferentes no contexto educacional. Isto é deduzido pelo que falamos acima sobre a Didática cultural.
O campo do Currículo é um campo árduo e muito debatido por meio intelectual, a sua produção se intensifica com a publicação do livro Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do Currículo, de autoria de Tomaz Tadeu da Silva. O autor foge da tentativa de definir precisamente o termo Currículo, ele apenas atravessa as diferentes teorias do Currículo desde o surgimento deste campo.
Para entender os diferentes campos de visão teórica da Pedagogia, da Didática e do Currículo, em que os alunos se situam influenciando no seu aprendizado, no seu pensar, no seu viver escolar que oferecemos na próxima unidade as visões teóricas implicantes no campo do Currículo, da Didática e da Pedagogia.