Os códigos de ética são elaborados com o objetivo de orientar as ações de seus participantes. Trata-se de um texto redigido, analisado e aprovado pela organização e/ou instituição competente em que são apresentadas as diretrizes referentes aos seus princípios, visão e missão. Neles ficam impressos as posturas e atitudes esperadas – e estas devem estar em conformidade com as condutas moralmente aceitas pela sociedade. O conteúdo dos códigos de ética é de suma importância, pois reflete aquilo que é esperado das pessoas, além de também respaldá-las na empresa frente a situações vivenciadas.
É neste sentido que o processo de implantação dos códigos fomenta, em sua concepção, debates e reflexões com vistas à sensibilização de todos os participantes. Trata-se de um mecanismo que imprime as políticas, práticas e determinados comportamentos, tornando mais claras as responsabilidades, direitos e deveres das partes envolvidas dentro de um determinado cenário. O código de ética, portanto, fortalece a imagem de uma instituição, e por isso é um instrumento vantajoso para os membros com os quais interage, pois além de integrar, comprometer, padronizar critérios, o código também respalda a instituição para a solução de problemas, estimulando assim a qualidade nas relações interpessoais e o crescimento profissional com vistas à conduta de responsabilidade social, respeito, harmonia e transparência.