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Tradução e Interpretação de LIBRAS II






Sendo fato que a charge denuncia o comportamento humano, neste caso destacado no contexto escolar, é fato também que os valores éticos podem se transformar, e essas transformações podem seguir direções distintas. É o que se pode observar, por exemplo, no conteúdo impresso na charge, que flagra a diferença de valores nas relações entre pais, professores e filhos:

A situação que o cartunista põe em cena reflete uma inversão de valores. A mudança retratada neste caso tem um teor negativo; trata-se de valores éticos que nos levam à reflexão sobre o status quo deste século. À primeira vista, a charge nos faz rir, mas funciona também como um tratamento de choque: faz repensarmos como algumas relações sociais acabam sendo naturalizadas e legitimadas socialmente, retratando uma “ética vigente”. A reação da professora na charge acima nos leva a crer que a culpa é dela, e que o aluno e os pais têm moral para tal reação diante das notas baixas do filho. Mas, após refletirmos sobre o conteúdo da charge, aceitamos o valor nela inscrito? Ou, para usar um termo pós-moderno, aceitamos o evento inscrito nessa situação?

As questões de ética aparecem sob várias temáticas no nosso dia a dia, e fundamentalmente importante são os costumes que estão imbricados nesta discussão. É sabido que os costumes podem mudar: o que era considerado correto em uma determinada época pode ser considerado errado nos dias atuais, da mesma forma que o que é aceito em determinadas sociedades pode ser rejeitado em outras. Assim, um comportamento correto em ética seria “um comportamento adequado aos costumes vigentes, e enquanto vigentes, isto é, enquanto estes costumes tiverem força para coagir moralmente, o que aqui quer dizer, socialmente.” (Valls, 1993: 10):