Na disciplina Introdução aos Estudos Literários, vocês conheceram os momentos mais importantes e a produção escrita mais significativa da Literatura Brasileira desde 1500. Estudaram e leram crônicas, poemas, narrativas. Dessa forma, foi através de autores, obras, fragmentos de textos narrativos e poéticos, que vocês tiveram contato com a Literatura Brasileira.
Na presente disciplina, Literatura Surda, seguiremos uma proposta semelhante no que se refere à identificação de obras e autores. Obviamente que nesta disciplina não é possível percorrer séculos, localizar e apresentar textos escritos ou vídeos produzidos por surdos de 1500 ou de séculos passados, pois não temos documentação; além disso, vídeos são uma invenção recente, de apenas algumas décadas. A Literatura Surda tem uma tradição diferente, próxima a culturas que transmitem suas histórias oral e presencialmente. Ela se manifesta nas histórias contadas em sinais, mas o registro de histórias contadas no passado permanece na memória de algumas pessoas ou foram esquecidas. Assim, estamos privilegiando a Literatura Surda contemporânea, após o surgimento da tecnologia, da gravação de histórias através de fitas VHS, CD, DVD ou de textos impressos que apresentam imagens, fotos e/ou traduções para o português. O registro da Literatura Surda começou a ser possível principalmente a partir do reconhecimento da Libras e do desenvolvimento tecnológico, que possibilitaram formas visuais de registro dos sinais.