Sobre o ambiente escolar: Verificar o espaço físico da escola, o número de alunos por turma, as condições de ensino, o perfil do professor, o perfil dos alunos, a biblioteca e o acervo, os recursos institucionais, fatores sócio-culturais, etc.
Sobre a interação professor – aluno – grupo: 1. Que oportunidade de atuação, participação e autonomia são oferecidas aos alunos para que consigam se posicionar criticamente no mundo? 2. Há momentos para a construção do significado através dos conhecimentos prévios e experiências dos alunos? 3. Existe um diálogo entre professor e alunos? Como é a interação entre o professor e os alunos? 4. Os alunos participam ativamente para a construção do conhecimento? 5. Os alunos interagem entre si ou somente com o professor? São criados momentos para que a interação aluno-aluno aconteça?
Questões técnicas/pedagógicas 1. Como se dá a correção de erros, ou seja, que procedimentos pedagógicos são utilizados? Que erros são corrigidos? O que é mais enfatizado pelo professor: o desempenho dos alunos ou os seus erros? 2. Como é abordada a gramática da LIBRAS? Existe contextualização no ensino da gramática? Como isto ocorre? 3. Observe as perguntas feitas pelo professor e as respostas dos alunos. Que tipos de perguntas são? As perguntas auxiliam a aprendizagem ou servem, somente, para avaliar? 4. O que é enfatizado no ensino da LIBRAS? Quais materiais são utilizados? Que tipo de atividades o professor desenvolve nas aulas para ensinar a LIBRAS?
Entrevista Entreviste alguns alunos e o professor das aulas que você assistiu para saber o que eles pensam do ensino de LIBRAS nas escolas. Faça anotações de campo e se possível filme algumas entrevistas. 1. O que chamou mais atenção nas entrevistas? 2. Quais são algumas das crenças que surgiram nas entrevistas?