Audrei Gesser fez Mestrado em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde em 1999 defendeu sua dissertação Teaching and learning Brazilian Sign Language as a foreign language: a microethnographic description. É Doutora em Lingüística Aplicada na área de Educação Bilíngüe pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com tese defendida em 2006 e intitulada “Um olho no professor surdo e outro na caneta”: Ouvintes aprendendo a LIBRAS. Foi também pesquisadora visitante na Universidade Gallaudet, Estados Unidos, com financiamento de bolsa de estudos concedida pela CAPES. Tem interesse em questões de ensino e aprendizagem de línguas orais e de sinais como L2/LE, formação de professores, e em discusses voltadas a contextos sociolingüísticamente complexos de minorias bi/multilíngües e bi/multiculturais. Em suas pesquisas tem procurado visibilizar e refletir a relação dos ouvintes com o surdo, a surdez e a língua de sinais. Neste curso, ela lecionará as disciplinas de Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas e Metodologia de Ensino de LIBRAS como L2.
Profª Maria José Damiani Costa
Possui graduação em Letras Lingua e Literatura Portuguesa e Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e doutorado em Filologia Espanhola II Linguística - Universidad Complutense de Madrid (1995). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Compreensão de Textos e Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da lingua espanhola, ensino de língua estrangeira, ações políticas para o ensino de língua estrangeir, formação de professorer e política de ensino.
Profª Zélia Anita Viviani
Mestre em Linguística e professora de Língua e Literatura Francesa do Curso de Letras da UFSC, desde 1992. Além das disciplinas específicas do Francês, exerce também a docência na área de Linguística Aplicada ao ensino de línguas, no âmbito da qual tem desenvolvido pesquisas e realizado publicações, sobretudo no que concerne às questões sobre a interação entre língua materna e língua estrangeira. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Letras da UFSC por três anos e atualmente é Coordenadora local do Curso de Letras-LIBRAS. Coordena também projetos de extensão, tais como a oferta da língua francesa numa escola do Campeche, e o Sarau Boca de Cena, este integrando a produção artística da UFSC e da comunidade.