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Linguistica Aplicada L8






Unidade 7 - O BILINGÜISMO NA COMUNIDADE SURDA

O objetivo da última unidade da disciplina de LA é discutir pontualmente algumas das questões relacionadas ao bilingüismo no contexto da surdez. Enfatizamos que uma perspectiva bi/multilíngüe deve reconhecer e valorizar todas as variedades, independente do seu prestígio e status lingüístico. Para finalizar, veremos o entendimento de alguns autores da área sobre o que é ser bilíngüe.
Atualmente, na área da surdez, a questão sobre bilingüismo é ainda um tópico em discussão, mas pode-se afirmar que os surdos são indivíduos bi/multilíngües e interculturais, uma vez que eles estão inseridos em um contexto majoritário ouvinte. A situação bilíngüe se configura no uso da língua de sinais (LS) como língua natural e materna (LM) – entendendo-se aqui LM como a língua de socialização do meio familiar, ( Grosjean, 1982 ; Romaine, 1995 – e na inserção em um mundo ouvinte, no qual tem contato com a cultura e a língua majoritária – geralmente via modalidade escrita (Grosjean, 1996). Além disso, o bilingüismo dos surdos pode também envolver o uso de outras línguas de sinais, outras línguas orais, e outras formas comunicativas que não o português (Gesser, 2006). Todavia, se compararmos à situação de grupos lingüísticos de línguas orais, a situação do grupo minoritário surdo revela-se mais complexa e emoldurada por aspectos específicos.