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Libras V
Ana Regina

Ana Regina e Souza Campello

Ana Regina e Souza Campello é maranhense, cresceu e morou na cidade do Rio de Janeiro durante muitos anos. Fundadora e ex-presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS. Militante nas causas sociais, política, educacional e de Língua de Sinais da comunidade Surda. Possui formação em Biblioteconomia e Documentação; Pedagoga - Educação Especial e Doutorado em Educação pela UFSC, em Florianópolis em 2008.


Sandra Patrícia

Sandra Patrícia de Faria do Nascimento

Sandra Patrícia de Faria do Nascimento é graduada em Letras com habilitação para o ensino da Língua e Literatura Portuguesa. Mestre e Doutora em Lingüística pela Universidade de Brasília, com enfoque de pesquisa na Língua de Sinais Brasileira e no Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos.
Habilitada no Exame Nacional de Proficiência para tradução e interpretação de Libras -Língua Portuguesa - Libras - PROLIBRAS -, promovido pelo MEC/UFSC e no Exame de Proficiência em Espanhol como língua estrangeira - DELE - nível intermediário, promovido pelo Instituto Cervantes.
Participou de Estágio de Doutoramento na Universidade Católica Portuguesa no início de 2009. É professora da Secretaria de Estado de Educação do DF, intérprete de Língua de Sinais Brasileira e colabora com a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos - FENEIS - e outras instituições.
Participou dos Projetos do Governo Federal: "Interiorizando Libras , na capacitação de professores ao ensino do português como segunda língua para surdos, em dezesseis capitais brasileiras e Escola de Todos , proveniente do Acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e Cabo Verde. Atua, também, como consultora para o ensino de língua portuguesa para surdos, em diferentes estados brasileiros.
Foi tutora da primeira turma da Licenciatura em Letras-Libras da UFSC, no pólo da UnB. Tem experiência na Educação Básica e Superior de alunos ouvintes e surdos. No Ensino Superior já atuou como professora de português para estrangeiros e no ensino das seguintes disciplinas em curso de licenciatura em letras: Introdução à Lingüística, Sintaxe, Semântica, Lingüística Textual. Orientou vários trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação.
Há 20 anos na educação de surdos, defende uma proposta de ensino que contempla o bilingüismo equilibrado. Participou de vários projetos de pesquisa sob os temas: (i) estudos lingüísticos voltados à gramática da LSB ou Libras e (ii) elaboração de materiais didáticos para o ensino de Libras como primeira língua e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.
Entre as várias áreas de interesse, destacam-se a Educação e a Lingüística (com ênfase na sociolingüística, semântica, pragmática, lexicologia, terminologia e lexicografia).