top
Libras V






A contradição é uma outra relação que podemos encontrar. Dizemos que uma proposição é contraditória de uma outra preposição se é impossível para ambas serem verdadeiras nas mesmas circunstâncias. Por exemplo, as sentenças ‘João matou Pedro’ e ‘Pedro não foi assassinado por João’ são contraditórias, ‘Ana está aqui’ e ‘Ana não está aqui’ também são contraditórias.

Já a anomalia é um absurdo semântico que pode ser encontrado nos significados dos predicados de uma dada sentença. Por exemplo, a sentença ‘Bia comeu a escada’ é anômala porque os significados dos predicados ‘comer’ e ‘escada’ não podem ser combinados dessa forma. Uma sentença anômala viola a restrição selecional. Cabe ressaltar que estamos lidando com os significados literais de predicados, não podemos pensar em interpretações metafóricas e figurativas de sentenças.

Entretanto, há casos em que não é possível usar postulados de significado como uma entrada de dicionário. Qualquer predicado cujo significado envolve uma mudança de estado (como por exemplo, morrer) precisará de alguma menção de tempo em sua entrada de dicionário Veja os exemplos a seguir:

Os predicados graduáveis (como alto e baixo) também não são preenchidos pelos postulados de significado, pois necessitam de contexto. Por exemplo:

‘Bia é alta’ e ‘Bia é baixa’.

Estas duas sentenças não são necessariamente contraditórias, pois vão depender do contexto. Por exemplo nos esportes: Bia pode ser baixa se for comparada com jogadoras de basquete, mas poderá ser alta se for comparada com jóqueis.