MEIR, I.; PADDEN, C.; ARONOFF, M. & SANDLER, W. Repensando classes verbais em língua de sinais: o corpo como sujeito. Anais do TISLR 9, 2006. Editora Arara Azul. 2008. Download no SITE: www.editora-arara-azul.com.br
Roteiro de análise:
1. Segundo os autores, os meios lingüísticos empregados para comunicar um evento nas línguas de sinais são as mãos e o corpo do sinalizador e o espaço ao seu redor. Observe algumas questões levantadas sobre a ISL (Língua de sinais Israelense) e a ASL e veja se o mesmo acontece com a LIBRAS:
a) o sinal COMER na LIBRAS também se comporta da mesma forma que na ISL e na ASL? Observe o mapeamento icônico para COMER na Tabela 1 e justifique sua resposta.
b) Veja as listas de verbos ancorados no corpo da ISL (verbos psicológicos, verbos de percepção, verbos que indicam fala) e observe se, na LIBRAS, o corpo também corresponde a um argumento participativo no evento. Justifique sua resposta.
2. Com base na Tabela 2, dê a caracterização tradicional das classes verbais e explique a caracterização das mesmas redefinidas pelos autores do texto.
3. Explique os diferentes papéis que o corpo apresenta nos verbos das línguas de sinais, ou seja, de sujeito, de 1ª pessoa e de corpo humano. Dê exemplos de cada um em LIBRAS.