top
Libras_II






SVO como ordem básica

Há sentenças na LIBRAS que podem ter as ordens SVO, OSV, SOV e VOS. Apresentaremos sentenças com verbos com concordância e sem concordância, porque essa assimetria na concordância que distingue esses verbos na LIBRAS pode ter e, provavelmente, deve ter comportamento diferente na estrutura sintática. As sentenças SVO são muito naturais em LIBRAS e exemplos que usam esta ordem são considerados sempre gramaticais.
Os exemplos com concordância sinalizada no verbo apresentam o marcador não-manual especial que está associado com o sujeito e o objeto da sentença. Nós vemos o corpo deslocar e o olhar direcionado para o objeto do sujeito. É importante esclarecer que é possível ter outros marcadores não-manuais associados com cada sentença. Por exemplo, o aceno de cabeça pode simultaneamente ser associado com estes exemplos. Entretanto, estes outros marcadores não-manuais não são obrigatórios. Para nossa finalidade, estamos considerando somente a direção do olhar e o deslocamento do corpo com verbos não-simples.
Esse marcador não-manual especial que pode combinar a direção do olhar e o deslocamento do corpo foi descrito primeiramente por BAHAN (1996) para marcadores não-manuais de concordância na ASL. Ele observou que este marcador não-manual co-ocorre com a sentença inteira quando a concordância é sinalizada, enquanto for opcional com sentenças em que não há concordância sinalizada.