top
Libras_II






A variação na ordem das palavras será expressa pelo componente fonológico, em que os elementos na estrutura são pronunciados. Nesse nível do sistema computacional da língua, nós observamos o resultado das transformações em diferentes derivações. Isso nos dá as possíveis ordens de palavras permitidas pela língua.
A ordem de palavras ‘subjacente’, nesse sentido, é relacionada ao parâmetro mencionado antes, o parâmetro do núcleo. A ordem ‘subjacente’ é aquela a que as operações se aplicarão. Por exemplo, a ordem de palavras ‘subjacente’ de uma sentença topicalizada será uma em que não há nenhuma topicalização. Veja os exemplos:
JOÃO COMPROU CARRO
Ordem derivada
<CARRO>top JOÃO COMPROU
A variação na ordem de palavras é tanto o resultado das diferentes derivações que estão sendo permitidas por línguas diferentes, como de diferentes ajustes do parâmetro do núcleo.
A finalidade desta seção é analisar a ordem de palavras subjacente na língua de sinais brasileira como uma parte de sua estrutura da sentença. A variação na ordem de palavras é determinada por operações sintáticas que são motivadas por relações semânticas e fonológicas, isto é, os componentes PF (interface fonológica) e LF (interface semântica).
Nós veremos que a língua brasileira de sinais mostra flexibilidade na ordem das palavras. Conseqüentemente, determinar a ordem básica dessa língua não é comum.