top
Libras_II






A ordem das palavras é o conceito básico relacionado à estrutura da sentença de uma língua. A idéia de que as línguas podem apresentar diferentes ordens básicas teve um papel significativo na análise lingüística. Por exemplo, GREENBERG (1966) observou que das seis combinações possíveis de sujeito (S), de objeto (O) e de verbo (V), determinadas ordens de palavras são muito mais comuns do que outras.
As línguas frequentemente permitem diversas ordens, mas GREENBERG observou que mesmo que essa variação exista, geralmente cada língua tem uma única ordem de palavras dominante. De acordo com ele, a ordem dominante pode ser SOV, SVO ou VSO. Ele observou que a ordenação dos elementos tende a ser consistente, isto é, uma língua VO terá o objeto após a preposição, enquanto uma língua OV terá a ordem oposta, objeto e depois preposição.
Essas generalizações foram formalizadas no desenvolvimento da teoria X-barra (JACKENDOFF, 1977; CHOMSKY, 1981). O núcleo pode ocupar uma posição final, como em línguas tais como o alemão, ou uma posição inicial, como nas línguas tais como o português. Esse é o ‘parâmetro do núcleo’, isto é, línguas são tanto de núcleo inicial como de núcleo final.