top
Libras I
         
 
Atividade 7

Leitura obrigatória: QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. ArtMed. Porto Alegre. 2004 – Capítulo 2

Roteiro para a análise:

a. As línguas de sinais apresentam como característica específica a simultaneidade na articulação dos fonemas. Entretanto, não há como negar também seu caráter seqüencial. Assim sendo, dê alguns exemplos na língua de sinais brasileira de ambas as características: simultaneidade e seqüencialidade.

b. Na seção ‘Estudos sobre a fonologia da língua de sinais brasileira’, a partir da página 51, as autoras apresentam vários quadros com a relação de configurações de mão, de movimentos, de locações e de expressões não-manuais da língua de sinais brasileira. Escolha 5 itens de cada quadro e dê exemplos na língua de sinais brasileira.

c. Apesar da diferença existente entre línguas de sinais e línguas orais, no que se refere à modalidade, o termo fonologia tem sido utilizado para designar também os estudos na língua de sinais. Entretanto, Stokoe (1960), propôs o termo ‘quirologia’ (do grego ‘mão’) para referir-se aos estudos das unidades mínimas que formam os sinais.
Na sua opinião, qual das duas opções deveria se tornar o termo padrão? Justifique sua resposta.