top
Libras I
         
 
 
Atividade 1 – (Avaliação Parcial)

Textos de leitura obrigatória:

RODRIGUES, N. Organização neural da linguagem. Em Língua de sinais e educação do surdo. Eds. Moura,M. C.; LODI, a. C. e PEREIRA, M. C. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. SBNp. São Paulo. 1993.
EMMOREY, K.; BELLUGI, U. & KLIMA, E. Organização neural da língua de sinais. Em Língua de sinais e educação do surdo. Eds. Moura,M. C.; LODI, a. C. e PEREIRA, M. C. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. SBNp. São Paulo. 1993.
Roteiro para a análise:

a. Após a leitura dos textos mencionados acima, é possível dizer que há semelhança na representação da linguagem e na especialização hemisférica entre pessoas surdas e ouvintes? Justifique sua resposta, exemplificando as semelhanças e/ou diferenças entre esses dois grupos de indivíduos.
b. Quais as contribuições que os dados encontrados em pacientes surdos lesionados cerebrais trazem para o estudo do processamento da língua de sinais?

c. Quais os tipos de problemas encontrados nesses pacientes e qual a relação dos mesmos com a linguagem e a especialização hemisférica?