top
Libras I
         
 
Uma das razões para considerar a forma apresentada como um sufixo, ao invés de uma palavra independente, é que ela ocorre sempre depois da raiz verbal, nunca antes dela. Já a palavra independente pode aparecer tanto antes como depois do verbo. Além disso, há uma restrição fonológica que reforça essa forma como um sufixo: ela pode ocorrer apenas com uma raiz realizada com uma das mãos. Essa restrição confirma a afirmação de que se trata de uma palavra complexa e não duas palavras independentes.
Como exemplo da morfologia simultânea, apresentamos os verbos com concordância. Diferentemente da concordância verbal nas línguas faladas, os verbos nas línguas de sinais se dividem em três grupos: verbos simples, verbos espaciais e verbos com concordância.
Estes últimos concordam com os argumentos que têm função sintática de sujeito e objeto e eles se comportam da seguinte forma nas línguas de sinais: os pontos de início e de final dos verbos de concordância estão associados com pontos estabelecidos no espaço para os argumentos do verbo.