top
Libras I
         
 
Desta forma, estes achados sugerem que o hemisfério cerebral esquerdo é dominante para a língua de sinais, assim como também o é para as línguas faladas. A organização do cérebro para a linguagem não parece ser afetada, particularmente, pela maneira como a linguagem é percebida e produzida.
 
Apesar desta dicotomia cerebral, onde o hemisfério esquerdo concentra as habilidades verbais e o hemisfério direito as visual-espaciais, esta separação é apenas uma simplificação do que realmente ocorre Segundo HICKOK, BELLUGI e KLIMA (2002), pesquisas mais recente apontam que a maioria das habilidades cognitivas pode ser dividida em múltiplos processos. Em alguns níveis, a atividade cerebral pode ser lateralizada (acontecendo em um hemisfério), enquanto em outras a atividade é bilateral (ocorrendo nos dois hemisférios) Veja explicação
 
As habilidades espaciais não-lingüísticas também podem ser divididas em vários componentes, com diferentes padrões de lateralização. As pesquisas mostram que o hemisfério esquerdo é importante para o nível local de percepção espacial, enquanto que o direito é importante para processos de nível global.