top
História da Educ. Surdos (4 período)






Ferdinando Berthier

fernando berthier

Um dos mais brilhante professor surdo da história cultural dos surdos é o Ferdinando Berthier, ele nasceu no ano de 1803 em cidade de Louhans, França.
Iniciou a educação com 8 anos em Instituto Nacional de Jovens Surdos-Mudos de Paris - INjS e depois de se formar passou a lecionar no mesmo local durante mais de 40 anos. Enquanto foi professor de surdos o seu método de ensino tinha por base a identidade surda e língua de sinais.
Berthier escreveu vários livros e artigos de história de surdos, defendendo o povo surdo, a língua de sinais, a cultura surda, a educação, sobre artistas surdos e determinados surdos que fazem a poesia em LSF (Língua de sinais francês), também relatou as atrocidades cometidos pelo Povo Esparta contra o Povo Surdo, comentou que o Congresso de Milao é um catástrofe para as pessoas surdas de França se as decisões forem aplicadas. e outros , a obra escrita que mais foi destacado foi a biografia de LEpeé Um surdo antes e depois do abade LEpeé, que resultou o oferecimento de um prêmio especial que era dado anualmente aos sujeitos lustres da sociedade francesa: ao LEpeé.