top
Fundamentos da Educação de Surdos
A educação que os surdos querem tem fundamentos numa série de pressupostos culturais. Entre eles devem estar inseridas a identidade, a alteridade, a cultura e a diferença surda.
A cultura surda é constituída de significantes e significados, tal como é contada nas narrativas surdas . Vejamos alguns aspectos da cultura surda contidos nas narrativas surdas.
Primeiramente temos narrativas pedagógicas onde enfatiza o jeito surdo de ensinar, onde apela por estratégias de ensino visuais, transmissão de conhecimentos em língua de sinais, com presença de professores surdos. As narrativas da política pedem outras considerações em ralação às leis, métodos de educação, saúde. As narrativas lingüísticas que apelam pela diferença e autenticidade de nossa língua de sinais. As narrativas da identidade remetem a que o sujeito subjetiva e simplesmente se reconheça enquanto surdo. As narrativas das artes como literatura, teatro, piadas, bem como na poesia, que enfatizam a beleza e a complexidade de nossa língua de sinais, pedem respeito a nossa diferença enquanto surdos, constroem relacionamentos sociais e nos defendem das ameaças à nossa identidade, transmitem valores culturais motivando a troca de experiências sobre o ser surdos, celebram o sucesso do surdo e do povo surdo. Estas narrativas, sem pretender esgotar sobre o assunto remetem para a riqueza e expressividade da cultura surda.