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Fundamentos da Educação de Surdos
2.4. Pedagogia Surda: traços culturais da diferença e da mediação intercultural
Saindo das modalidades tradicionais de educação de surdos que trabalham com a ‘normalidade’ ou ‘métodos clínicos’ ou que usam outros ‘métodos de regulação’, entramos na modalidade da diferença.
Fundamentar a educação de surdos nesta teorização cultural contemporânea sobre a identidade cultural e a diferença parece ser o caminho hoje.
Entramos no momento de priorizar a defesa cultural, ou seja, a educação na diferença, na mediação intercultural. Esta modalidade oferece fundamento para a educação dos surdos a partir de uma visão em uma outra filosofia invariável. Em que a educação dá-se no momento em que o surdo é colocado em contato com sua diferença para que aconteça sua subjetividade e as trocas culturais.
A modalidade da ‘diferença’ se fundamenta na subjetivação cultural. Ele surge no momento que os surdos atingem sua identidade, através da diferença cultural. Neste espaço não mais há a sujeição ao que é do ouvinte e sim a aprendizagem nativa própria do surdo.