A presente proposta apresenta uma abordagem interativa à disciplina de Língua de Sinais no sentido de associar a prática da escrita dos sinais ao conhecimento da língua. Pretende-se proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e discutir aspectos históricos, culturais, lingüísticos, educacionais e sociais da cultura surda, ampliar o vocabulário em Libras e oferecer a oportunidade de aquisição do sistema de escrita de língua de sinais pela compreensão dos códigos próprios dessa escrita do trabalho prático com a mesma. Aprendizagem da leitura em SignWriting, compreensão de diálogos e interpretação de textos. Transcrição de frases e textos em português para a escrita de língua de sinais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Iniciar uma aproximação à teoria construtivista como base para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem • Estabelecer uma visão dos diferentes estímulos que precisam ser oferecidos aos bebês surdos para que eles possam adquirir sua língua • Discutir a construção dos sistemas de representação • Observar o trabalho de crianças surdas construindo a sua escrita da LIBRAS pelo sistema SignWriting • Identificar alguns dos sistemas de notação propostos para a ELS • Práticas de significação dos símbolos do sistema SignWriting focando o espaço de sinalização • Revisão dos conteúdos de escrita já propostos