Esperamos que vocês percebam como os conteúdos das diversas disciplinas se conectam quando pensamos no ensino de língua, já que ela não funciona de modo compartimentado e, sim, integrado. Por isso, organizamos os conteúdos de nossa disciplina em três unidades. Na unidade I, tratamos de língua, cultura e sociedade. Vamos ler e discutir sobre os seguintes tópicos: o que é uma língua materna (tópico 1), e identidade, cidadania e Libras (tópico 2). É uma unidade introdutória em que procuramos contextualizar Libras em relação a esses tópicos e levantar alguns pontos de discussão sobre esse assunto. Na unidade II, expomos alguns pressupostos teóricos para o ensino de língua materna. Vamos trabalhar com os seguintes tópicos: concepções de linguagem e de língua (tópico 3); o contínuo escuta > fala > leitura > escritura (tópico 4); letramento e alfabetização (tópico 5); e diversidade e heterogeneidade – o papel da escola (tópico 6). Nesta unidade vamos trabalhar conceitos teóricos com base em discussões de situações-problema e de leituras. Na unidade III, discutimos o papel da escola no aprimoramento de habilidades no que se refere à língua materna. Os tópicos são: habilidades lingüísticas (tópico 7); os PCNs e o ensino de língua materna (tópico 8); e a prática pedagógica (tópico 9). Aqui, vamos ter um número maior de leituras e vamos trabalhar mais concretamente com a questão do ensino de língua materna. Em cada tópico apresentamos uma exposição dos conteúdos, sugerimos leituras com indicação de links e de títulos, e propomos atividades diversas.