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“cabe à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Isso inclui os textos das diferentes disciplinas, com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar e que, mesmo assim, não consegue manejar, pois não há um trabalho planejado com essa finalidade”.(PCNs, p.08)
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Se letramento e alfabetização não são a mesma coisa do ponto de vista da Lingüística, para o IBGE, no Brasil, existem alfabetizados e analfabetos. Este critério é estabelecido com base no tempo de escolarização formal que o indivíduo passou. Mas, na prática, as coisas não são bem assim. Há um percentual significativo de indivíduos que passaram por educação formal, mas que não conseguem ler e compreender uma notícia de jornal, por exemplo.
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(parte A) O computador tem tomado cada vez mais espaços na sociedade: retirar dinheiro em caixa eletrônico, acessar a internet, votar em urna eletrônica, pagar a passagem na catraca eletrônica, etc. Novas habilidades devem ser incluídas no conjunto de práticas sociais que usam a escrita. É preciso maior agilidade de leitura, senão a tela do terminal de saque muda; ler o saldo do vale-transporte em letreiros digitais. E o que dizer do hipertexto, que quebra a idéia de linearidade da escrita? O avanço das novas tecnologias deve ser incorporado pela escola, que deve trabalhar novas práticas de letramento nos novos nichos de uso de escrita que surgem no universo social do aluno. Fonte: http://ciadaescola.com.br/zomm/imgs/316/image005.gif (parte B) O termo "letramento digital" aponta para muitos tipos diferentes de alfabetizações necessárias para acessar, interpretar, criticar e participar das novas formas emergentes no contexto cultural e social. O letramento digital significa o domínio de técnicas e habilidades para acessar, interagir, processar e desenvolver multiplicidade de competências na leitura das mais variadas mídias. Um indivíduo possuidor de letramento digital necessita de habilidade para construir sentidos a partir de textos que mesclam palavras que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e hiperlinks; elementos pictóricos e sonoros numa mesma superfície (textos multimodais). Ele precisa também ter capacidade para localizar, filtrar e avaliar criticamente informação disponibilizada eletronicamente e ter familiaridade com as normas que regem a comunicação com outras pessoas através dos sistemas computacionais. Fonte: http://www.universia.com.br/html/materia/materia_gaja.html |