top
Ensino de Língua Materna
Um dos marcos mais importantes na infância é quando aprendemos a andar. O dia dos primeiros passinhos é muito festejado pela família. Mas, para andar, a criança passou por etapas anteriores. Primeiro, aprendeu a sustentar a cabeça. Depois, a apoiar os braços, levantar o tronco e sentar. Em seguida, aprendeu a coordenar o movimento de braços e pernas para engatinhar. Já engatinhando, o bebê aprendeu a parar em pé. E, por fim, culmina com o caminhar. Não dá para caminhar sem passar por essas etapas, é a ordem natural das coisas...

Com a língua, também existem etapas a serem seguidas. Primeiro temos que percebê-la para depois produzi-la. Do mesmo modo que há etapas para aprender a andar, há etapas para desenvolver plenamente as competências lingüísticas, que podem ser resumidas ao contínuo escuta > fala > leitura > escritura. (Uma variante deste contínuo é apresentada por Mary Kato (1986): fala1 > escrita1 > fala2 > escrita2.