top
Ensino de Língua Materna
Faça uma reflexão sobre o seu processo de aquisição/aprendizado de LIBRAS. Como você experienciou a língua, como L1 ou como L2? Onde e quando? O que significou para você? O que mudou? Compartilhe sua experiência com seus colegas e com o tutor.
É bem provável que a sua experiência de aquisição/aprendizado de LIBRAS passe por uma ou mais destas três abordagens de educação: o oralismo, a comunicação total ou o bilingüismo. Vejamos a explicação destas perspectivas no texto a seguir, extraído de uma entrevista da educadora Dóris Anita Freire Costa ao Psicopedagogia On-line (Aproveite para ler a entrevista na íntegra em http://www.psicopedagogia.com.br/entrevistas/entrevista.asp?entrID=84 )
O texto faz um retrospecto das perspectivas de educação para surdos, situando a perspectiva do bilingüismo como a atualmente em voga. Nesta unidade, nosso objetivo é fomentar algumas discussões sobre essa perspectiva de educação no ensino de língua materna.