top
Aquisição da Segunda Língua






3.1 A Teoria Associativa-Cognitiva CREED

A Teoria Associativa-Cognitiva CREED, proposta por Nick Ellis, é uma teoria bastante recente e a exposição mais completa sobre seus pressupostos pode ser encontrada na publicação de VanPatten & Williams (2007), a qual faz uma excelente introdução às teorias de aquisição de L2. Antes de 2007, Ellis foi apresentando a teoria em diversos artigos e publicações, sempre de maneira relativamente parcial.

A premissa central desta teoria é a de que a aquisição de L2 é um processo que, embasado no conceito de Construção, é Racional, dirigido por Exemplos, é Emergente e Dialético. Cada um desses termos será explicado a seguir.

Para Nick Ellis, os mecanismos de aquisição de L2 são os mesmos que se aplicam à aquisição de qualquer outra habilidade: para ele, a aquisição é governada por leis gerais de aquisição do conhecimento. Estas leis gerais são de natureza associativa e cognitiva.

Nesta teoria, as unidades básicas de representação mental da L2 são o que Ellis chama de construção. Construções são relações de forma e significado em que as propriedades morfológicas, sintáticas e lexicais das formas estão associadas às funções semânticas, pragmáticas e discursivas específicas. O conceito de construção utilizado por Ellis é adaptado de teorias funcionais de aquisição de línguas e da lingüística cognitiva, as quais postulam que aprendemos línguas através da comunicação. Ellis afirma, em sua teoria, que nossa competência lingüística na L2 resulta da combinação de dois fatores:
(1) a memória dos enunciados ao qual somos expostos durante uma interação comunicativa e
(2) a indução das regularidades presentes nesses enunciados, as quais são percebidas por nós em função de sua freqüência.