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Aquisição da linguagem L8B8
APRESENTAÇÃO
A disciplina Aquisição da Linguagem aborda como se dá o desenvolvimento da linguagem na criança. A disciplina apresenta os estágios de aquisição da linguagem pelos quais as crianças passam e mostra que esse processo é o mesmo, independentemente da criança ser ouvinte ou surda, da aquisição ser de uma língua falada ou sinalizada. Além disso, trata das teorias sobre a aquisição da linguagem, de metodologias utilizadas pela área e mostra exemplos de fenômenos lingüísticos estudados durante o processo de aquisição. Discutiremos como as crianças adquirem uma língua. Comecemos por observar que todas as crianças adquirem (pelo menos) uma língua, seja essa uma língua oral ou manual. Esse fato é surpreendente dada a complexidade das línguas naturais. Além disso, as crianças adquirem uma língua quando ainda são muito novinhas, numa fase em que elas mal conseguem amarrar os sapatos ou desenhar em círculos. Ou seja, o processo de aquisição de linguagem, além de ser universal, é também rápido, uma vez que, por volta dos 4 anos de idade, quase toda a complexidade de uma língua é aprendida.
Considerando tal complexidade das línguas naturais, podemos nos perguntar como todas as crianças adquirem uma língua, aparentemente sem esforço algum e sem serem explicitamente ensinadas. Portanto, refletiremos sobre essa questão e apresentaremos uma teoria que se propõe a explicar este processo de aquisição postulando que parte do conhecimento lingüístico é geneticamente determinado. Também consideraremos outras teorias que foram propostas ao longo dos anos e discutiremos por que elas não são capazes de explicar tal processo de aquisição.