Apesar destas vantagens, existem alguns aspectos negativos em tal método. O primeiro deles é o seguinte. Como analisar a ausência de uma dada construção nos dados? Como os dados são coletadosperiodicamente pode-se atribuir a ausência de uma determinada construção ao acaso, ou seja, por coincidência tal construção não foi produzida pela criança em determinada sessão de gravação. No entanto, tal ausência pode se dever também à falta de conhecimento da criança. Portanto, dados de produção espontânea podem fornecer evidência positiva para a presença de uma construção gramatical, mas são de uso limitado em determinar se a ausência de uma construção particular é devida à falta de capacidade lingüística, falta de exposição à construção ou falta de contextos discursivos apropriados na amostra. Outra desvantagem desse método é que é geralmente assumido que a compreensão pela criança de algumas construções gramaticais precede a produção de tais formas ( Shipley, Smith e Gleitman (1969)) Assim sendo, investigadores usando dados de produção espontânea podem acabar por subestimar a capacidade da criança, se somente a produção for tomada como representando seu conhecimento lingüístico. Resumindo, dados de produção espontânea podem fornecer informações acerca do curso de desenvolvimento de linguagem, variações individuais nesse desenvolvimento, aspectos específicos do input que a criança recebe e as situações do discurso nas quais a aquisição acontecem.