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Aquisição da linguagem L8B8






Teorias de Aquisição: Maturacionismo versus Continuísmo

No decorrer do processo de aquisição da linguagem, temos a passagem de um estágio inicial inato E0 (GU), comum a todas as crianças, para um estágio final Ef enriquecido pelos dados ambientais. Entre E0 e Ef existem estágios intermediários, em que as crianças progridem na sua tarefa de adquirir uma língua. No entanto, se a aquisição de linguagem é uma tarefa simples, como propõe a TPP, porque então este processo não é imediato? Ou seja, se para adquirir uma língua basta que se ouça um número limitado de sentenças do input e ir marcando os valores dos parâmetros, a pergunta que surge então é: porque esta aquisição não é instantânea? Chomsky (1986), por exemplo, se manifesta a esse respeito
Poderíamos esboçar um esquema dessa idealização da aquisição instantânea como a seguir (Atkinson (1992): 100) ..Ainda que esta "hipótese empírica" se mostre satisfatória para a teoria gramatical, dando conta da adequação explanatória, ao desprezar a dimensão temporal, a TPP deixa de responder a questões essenciais para uma teoria de aquisição relacionada à caracterização precisa do processo de aquisição e seus eventuais estágios intermediários. Essa questão, também chamada de “problema do desenvolvimento” (Clahsen (1992)), pode ser formulada da seguinte maneira: porque o curso do desenvolvimento lingüístico toma a forma que ele realmente tem? Neste sentido, a TPP viu surgir algumas hipóteses que se posicionaram diferentemente sobre essa questão, tentando explicá-las.