top
Aquisição da linguagem L8B8






Por outro lado a hipótese continuista (HC) (Clahsen (1992; Hyams (1986); Lopes (2000); Lust (1999); Pinker (1984); dentre outros) assume que os princípios da GU estão completamente disponíveis e ativos desde o começo do processo de aquisição e que a gramática da criança é restringida pela GU e não viola seus princípios em nenhum momento. Além disso, a HC afirma que a GU é exclusivamente responsável por restringir os tipos de gramáticas infantis intermediárias. O fato de a aquisição levar algum tempo para ser completada é explicado propondo-se que o progresso no desenvolvimento é essencialmente direcionado pelos dados (ingl. ‘data-driven’), ou seja, dirigido pela mudança de percepção da criança sobre a evidência externa. Para os defensores da HC, o problema do desenvolvimento é resolvido em termos da “hipótese da aprendizagem lexical”, .Neste caderno, não defenderemos nenhuma das duas posições acima, já que aqui temos apenas o intuito de apresentar as diferentes teorias sobre o processo de aquisição da linguagem. Para discussões aprofundadas sobre este tema, referimos o leitor para as referências supracitadas.
Na seção seguinte discutiremos alguns dos métodos utilizados por pesquisadores da área de aquisição de linguagem para acessar e avaliar o conhecimento lingüístico das crianças.