Por outro lado a hipótese continuista (HC) (Clahsen (1992; Hyams (1986); Lopes (2000); Lust (1999); Pinker (1984); dentre outros) assume que os princípios da GU estão completamente disponíveis e ativos desde o começo do processo de aquisição e que a gramática da criança é restringida pela GU e não viola seus princípios em nenhum momento. Além disso, a HC afirma que a GU é exclusivamente responsável por restringir os tipos de gramáticas infantis intermediárias. O fato de a aquisição levar algum tempo para ser completada é explicado propondo-se que o progresso no desenvolvimento é essencialmente direcionado pelos dados (ingl. ‘data-driven’), ou seja, dirigido pela mudança de percepção da criança sobre a evidência externa. Para os defensores da HC, o problema do desenvolvimento é resolvido em termos da“hipótese da aprendizagem lexical”, .Neste caderno, não defenderemos nenhuma das duas posições acima, já que aqui temos apenas o intuito de apresentar as diferentes teorias sobre o processo de aquisição da linguagem. Para discussões aprofundadas sobre este tema, referimos o leitor para as referências supracitadas. Na seção seguinte discutiremos alguns dos métodos utilizados por pesquisadores da área de aquisição de linguagem para acessar e avaliar o conhecimento lingüístico das crianças.
-Clahsen, H. (1992) “Learnability theory and the problem of development”. In: J. Weissenborn, H. Goodluck e T. Roeper (eds.) Theoretical issues in language acquisition: continuity and change in development. New Jersey, Hove & London: LEA Publ. Hillsdale. -Hyams, N. (1986) Language acquisition and the theory of parameters. Dordrecht: Reidel. -Lopes, R. (2000) “(Des-) Aprendizagem Seletiva: argumentos em favor de uma hipótese Continuista para a aquisição”. Artigo apresentado no V ENAL/I EIAL, PUCRS, PA. -Lust, B. (1999) “Universal Grammar: The Strong Continuity Hypothesis in First Langugae Acquisition”. In T. Bhatia e W. Ritchie (eds.), Handbook of Language Acquisition. San Diego: Academic Press: 111-155. -Pinker, S. (1984) Language learnability and language development. Cambridge, MA: Harvard University Press.