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Aquisição da linguagem L8B8
A exposição acima sobre os estágios da aquisição foram retirados da fala espontânea das crianças e indicam como o desenvolvimento da linguagem é rápido. Vários estudos investigando a aquisição de várias línguas diferentes encontraram estágios similares em idades também parecidas. Tais estágios mostram que os erros que as crianças produzem são muito limitados. Por exemplo, as crianças produzem formas de passado que não são encontradas na língua adulta, mas elas não produzem outros tipos de erros que seriam possíveis, tais como erros na ordem das palavras.
Por fim, considerando a universalidade da linguagem, é natural que crianças surdas, expostas à língua de sinais, apresentem um paralelo em relação aos estágios de aquisição das línguas orais. Crianças surdas inicialmente balbuciam com as mãos. Depois, começam a produzir enunciados com um único sinal, passando mais tarde para a fase de enunciados de dois sinais e, em seguida, combinam sinais, formando sentenças simples, exatamente como as crianças ouvintes em relação às palavras (Lillo-Martin (1999) e Newport e Meier (1985)) Levando em conta o que foi exposto acima, uma teoria de aquisição de linguagem deve explicar não só a universalidade da linguagem, como também sua uniformidade, rapidez, os estágios observados no processo de aquisição e o fato de as crianças serem capazes de produzir e entender um número infinito de sentenças, apesar de ouvirem um número finito delas. No que se segue, exploraremos algumas teorias e abordagens de aquisição de linguagem, avaliando se elas são capazes de dar conta deste processo.