Leite, T. & McCleary, L. Estudo em diário: Fatores complicadores e facilitadores no processo de aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira por um adulto ouvinte. Em Estudos Surdos IV. Quadros e Stumpf (org.) Editora Arara Azul. 2009. 241-276.
Obs: Utilize o livro que você recebeu no Letras/Libras para fazer essa atividade.
1) Leia o texto e responda:
a) Quais as diferentes perspectivas em que uma pesquisa sobre o ensino de segunda língua pode abordar? No caso específico da pesquisa relatada neste artigo, qual a perspectiva adotada pelos autores? b) Quais os fatores identificados por Jacobs (1996) que foram elencados pelos autores desta pesquisa? c) Organize um esquema (ou um quadro) constando os aspectos relevantes na aprendizagem da Libras como segunda língua que foram apontados pelos autores: d) Depois de organizar este esquema, identifique os aspectos que foram mencionados pelos autores na sua própria experiência ao aprender a Libras como segunda língua. (Se você adquiriu a Libras como primeira língua, converse com alguém que você conhece que tenha aprendido a Libras como segunda língua sobre os aspectos mencionados pelos autores e faça um relato da experiência dessa pessoa relacionando com os aspectos levantados pelos autores).