Introduzir aos alunos conceitos fundamentais da sociolingüística, por meio de exemplos ilustrativos das línguas orais e sinalizadas do mundo, fazendo comparações com situações brasileiras. Incentivar o pensamento crítico sobre questões de preconceito lingüístico e usos políticos das línguas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Mostrar ao graduando que fenômenos lingüísticos como variação e mudança são processos universalmente constatados entre as línguas do mundo; • Situar os fenômenos e atitudes em relação às línguas de sinais do Brasil e do mundo dentro de um panorama mais geral de relações entre língua e sociedade; • Mostrar que crenças sobre valores lingüísticos, bem como tentativas de controle da língua em uso, são motivadas social e politicamente; • Motivar a comparação entre fenômenos lingüísticos bem estudados nas comunidades de línguas orais com os fenômenos semelhantes observados nas comunidades surdas de línguas sinalizadas; • Cultivar nos alunos a capacidade de refletir critica e cientificamente sobre opiniões populares (e sobre suas próprias opiniões) em relação à língua; • Promover a tolerância lingüística.