Note-se que certos constituintes estão dentro de outros: o constituinte [a casa de Lulu] está dentro do constituinte [a casa de Lulu é azul e branca], e o constituinte [azul e branca] está dentro do constituinte [é azul e branca], que por sua vez está dentro de [a casa de Lulu é azul e branca]. Note-se que a oração completa é igualmente um constituinte. Você deve lembrar das análises gramaticais feitas na escola. Na sentença em (14), certamente você classificaria a casa de Lulu como sujeito e é azul e branca como predicativo do sujeito, mas não classificaria Lulu é azul, não é mesmo? E isto porque Lulu é azul não é um constituinte. Esses constituintes são organizados em categorias gramaticais. Desde muito cedo (e isto faz parte da nossa competência lingüística), embora não tenhamos consciência disto, reconhecemos e somos capazes de agrupar as palavras da nossa língua de acordo com suas propriedades gramaticais Veja exemplo.
Veja exemplo Se pedirmos, por exemplo, a qualquer falante de português para agrupar palavras como: menino, brincamos, gato, mesa, cantou e jogarei, ele não terá dificuldade em dizer que menino, gato e mesa são palavras que compartilham certas características, assim como brincamos, cantou e jogarei, também apresentam características em comum. Os falantes sabem que cada um destes grupos pertence a uma determinada categoria gramatical. Sabem ainda que o grupo de palavras constituído por menino, gato e mesa não varia de acordo com o tempo que a sentença quer expressar (se passado, presente ou futuro) ou com as marcas da pessoa que o antecede, por isso, os falantes não flexionam essas palavras como: meninamos, gatou ou mesarei, flexões verbais, nem mesmo as crianças em processo de aquisição da linguagem; evidência de que há algo inato determinando esse conhecimento. Já o grupo de palavras formado por brincamos, cantou e jogarei, apresenta a propriedade de indicar tempo e de assumir formas variadas dependendo dos traços morfológicos de seus sujeitos. Essas marcas morfológicas fornecem pistas para que o falante possa distinguir a categoria gramatical de verbo, por exemplo. Outro critério que nos fornece pistas da categoria gramatical de um determinado item lexical é a posição que ele ocupa na sentença.