(63) a. Pai e filho passeiam pelo terreiro da casa. b. O menino viu uma formiga. c. O menino pisou em cima da formiga. d. O menino matou a formiga. e. A formiga foi morta pelo menino. f. A formiga morreu. g. A formiga desmorreu.
As sentenças acima descrevem situações diferentes. As situações são descritas, de modo geral, pelos verbos passear, ver, ter (existir), pisar, matar e desmorrer. A situação de passear (em (63a)) requer a presença de um participante, que no caso está representado pelo pai e pelo filho (alguém passeia), que é o ator que desencadeia o processo de passear. A situação de ver (em (63b)) envolve dois participantes: aquele que viu (o menino) e aquele que é visto (a formiga). Podemos dizer que no primeiro caso o constituinte O pai e o filho é um argumento do predicado passear e no segundo caso o menino e a formiga são dois argumentos exigidos pelo verbo ver. Os exemplos (63d) e (63e) são diferentes formas de representação de uma pequena cena, cujo verbo é matar e cujos participantes são o menino e uma formiga.