top
Semântica e Pragmática
Como é que sabemos que essa é a situação normal que ocorre com fregueses em um restaurante? Sabemos disso porque todos nós já fomos a restaurantes várias vezes, com nossos familiares, com nossos amigos, com nossos colegas de trabalho. Toda vez é mais ou menos a mesma coisa. A partir dessas experiências, fazemos uma abstração do que acontece em restaurantes e guardamos essa abstração em nossa memória, para que possamos usá-la quando necessário. Cada ida a um restaurante é um pouco diferente, mas, em todas elas, acontecem essas mesmas coisas, na mesma ordem. São essas coisas que são comuns a todas as nossas idas a restaurantes que são esquematizadas e que fazem parte do nosso frame de "comer em restaurante".
Toda expressão lingüística é relativa a um frame. Em conseqüência, o significado de toda expressão lingüística depende do frame ao qual ela está associada. Vamos pensar em uma situação hipotética: um índio de uma das tribos do Amazonas pouco habituados à cultura urbana brasileira está aprendendo português como segunda língua. Ele está lendo um texto, que começa com o seguinte enunciado:
O índio, que provavelmente nunca foi a um restaurante, vai ter dificuldade para entender bem o que é uma gorjeta, por exemplo. Ele vai ao dicionário e encontra a seguinte explicação para a palavra ‘gorjeta’: "bebida ou dinheiro com que se gratifica um pequeno serviço; pequena importância em dinheiro, além do devido, que se dá a alguém cujo serviço nos parece satisfatório."