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Semântica e Pragmática
4.1 A natureza enciclopédica do significado
Como vimos na Unidade 1, os conceitos associados a palavras (ou qualquer outra unidade lingüística) podem ser entendidos como instruções simples para dar início a um processo de conceitualização.
É como se os significados dos signos lingüísticos fossem um ponto de acesso a uma grande rede de conhecimentos estruturada, que se chama sistema conceitual. O sistema conceitual é um imenso repositório de conhecimento enciclopédico. Vocês sabem o que é uma enciclopédia? É uma obra (geralmente de vários volumes e milhares de páginas) que pretende discursar sobre todos os assuntos do conhecimento humano. Se você quiser saber algo sobre cachorros ou cachimbos ou o kaxinawá, você pode consultar uma boa enciclopédia.
Os significados das palavras e de outras unidades lingüísticas não podem ser entendidos independentemente desse conhecimento enciclopédico. Ele é fruto de nossa interação com o mundo que nos cerca, e de nossa interação com as pessoas com que convivemos. Dizemos, então, que o conhecimento enciclopédico que temos está assentado tanto em nossa experiência física, quanto em nossa experiência social. Ele contém nosso "conhecimento do mundo".
Nesta Unidade, vamos conhecer um pouco da estrutura desse conhecimento enciclopédico. Podemos dizer que ele se organiza em dois tipos de domínios: o básico, que engloba um conjunto de conhecimentos derivado de nossa experiência sensório-perceptual; e o não-básico, que deriva do domínio básico, mas que abrange o conhecimento adquirido por nossa experiência em uma sociedade e em uma cultura.