Vocês lembram que, na Unidade 1, nós mencionamos que algumas correntes teóricas fazem uma separação rígida entre o estudo do significado das expressões lingüísticas analisado fora de contextos de uso, e o estudo do significado das expressões em situações de uso. O exemplo que nós mostramos foi o de uma sentença como esta: Naquela oportunidade, vimos que essa sentença tem um significado fora de contexto, designando uma situação no mundo em que a porta está aberta. Mas, ela pode apresentar diferentes significados quando levamos em conta o contexto em que ela é usada: em uma sala de aula, ela pode ser um convite para um aluno se retirar, pode ser um convite para um aluno entrar, pode ainda ser uma sugestão para que a porta seja fechada. Ainda, outro dia mesmo, um de nós ouviu uma pessoa usar essa mesma sentença, esfregando os braços e caminhando de um lado para outro, mostrando que ela estava com frio. Nesse contexto, o uso dessa sentença era uma justificativa que a pessoa estava dando para sua inquietude em relação ao frio que fazia na sala. Na Unidade 1, vimos, então, que as teorias que fazem essa divisão consideram que o estudo do significado lingüístico deve ser feito sem levar em consideração o contexto de uso. Nesse caso, o significado seria o objeto específico da Semântica. Diferentemente, o estudo do significado das expressões lingüísticas em contextos de fala é o objeto específico da Pragmática.