5.1.2 O estudo da aquisição dos “classificadores” na perspectiva psicolinguística
Dan Slobin é um psicolinguista que estuda a aquisição de linguagem há mais de 40 anos. Atualmente, ele tem se dedicado a estudar também a aquisição da língua de sinais.
Num recente trabalho que conduziu com outros pesquisadores, estudou-se a perspectiva cognitivo/funcional da aquisição dos “classificadores”, da qual resultam algumas importantes contribuições que auxiliam o entendimento do uso de um continuum gestual e de componentes não-manuais (face, corpo, postura, etc.). Assim, os autores levam em consideração o papel da iconicidade nas duas línguas estudadas: a ASL (língua de sinais americana) e a SLN (língua de sinais neerlandesa). Eles adotam a definição de iconicidade que diz que “o uso de sinais e outros gestos percebidos destacam alguma relação visual com seus referentes”
Os tipos de configurações manuais que têm sido chamados “classificadores” se combinam com um grande número de elementos simultâneos usado numa escala de movimentos, articuladores (mãos, braços, olhos, face, corpo), posturas, e variáveis temporais.
Nesse sentido, os classificadores com uma configuração de mão específica designam, especificam ou indicam um referente com uma característica particular.
Identificaram na literatura apenas três estudos da aquisição dos classificadores que utilizaram perguntas elicitadas. Todos esses estudos foram realizados em crianças surdas, filhas de pais surdos, adquirindo ASL. São eles: