top
Psicolinguística






4.2 Aquisição de linguagem


Veja Sugestão de Leitura :


O campo do estudo em aquisição de linguagem se ampliou de tal forma que podemos considerá-lo uma subárea autônoma da psicolingüística. Nesse sentido, esses estudos solidificaram algumas regularidades encontradas pela comparação das diversas línguas. Vamos ver como isso acontece.


A aquisição de linguagem é um processo complexo, mas embora as línguas naturais sejam muito diversas, todas as crianças seguem as mesmas etapas no curso de aquisição de uma língua materna, sejam elas ouvintes que adquirem uma língua oral ou sinalizada ou surdas que adquirem uma língua de sinais.

No texto-base da disciplina de aquisição de linguagem há informações mais detalhadas sobre as propriedades e sobre os estágios dessa aquisição. Além disso, falamos acima que as metodologias empregadas em psicolingüística devem ser instrumentos de investigação confiáveis para a observação e generalização de um determinado fenômeno. No texto acima citado é possível encontrarmos alguns tipos de técnicas experimentais para coletar dados de produção espontânea e de produção elicitadas de crianças em fase de aquisição de linguagem. Releiam-no, pois ele os ajudará a compreender como uma metodologia deve ser elaborada para trazer ao conhecimento do pesquisador alguns dados que possibilitam inferências de como se dá esse processo de aquisição. Seguindo as concepções da teoria inatista Chomskiana, a autora desse texto descreve, no último capítulo, algumas investigações sobre a aquisição de fenômenos particulares em português brasileiro e língua de sinais, tais como: os elementos interrogativos e o parâmetro de sujeito nulo. Essas pesquisas são importantes pelo fato de utilizarem produções lingüísticas reais como dados de análise.