top
Psicolinguística
3.1.1 A abordagem funcionalista

Com a delimitação do escopo de análise do seu objeto, a psicolingüística precisou ir além dos exemplos idealizados por teoristas como Chomsky e Saussure, pois ambos descartaram o uso efetivo de uma dada língua para compreender os processos heteróclitos envolvidos na sua produção e recepção, além dos aspectos funcionais.

No âmbito do funcionalismo da linguagem verbal , uma escola se dedicou aos aspectos pragmáticos da língua:

Foi no seio da Escola de Praga que o funcionalismo, combinado com estruturalismo, ganhou força. Havia ali muitos pesquisadores importantes, dentre eles que reconheceu três tipos gerais de funções da linguagem: a) função cognitiva; b) função expressiva e c) função conativa.


Outro nome de destaque dessa escola é Jakobson que ampliou a tríade de Bühler, definindo os atores e contexto das mensagens e introduzindo mais três tipos de funções da linguagem:


- Função referencial ou denotativa (corresponde à função cognitiva) está centrada no referente;

- Função emotiva ou expressiva, centrada no destinador (ou emissor) da mensagem;

- Função conativa, que se orienta para o destinatário;