top
Psicolinguística






3.1 A aproximação dos pontos de vista e a redescoberta do objeto

De um lado a lingüística investiga o sistema geral do código e a organização paradigmática e sintagmática dos seus elementos. Os lingüistas se empenham na descrição formal da estrutura da língua criando teorias. Uma teoria lingüística deve descrever o que os falantes e sinalizantes conhecem sobre suas línguas e a sua formalização oferece à psicologia uma estrutura que permite a divisão dos componentes do processamento de linguagem verbal (fonética, fonologia, sintaxe, etc) e as relevantes representações mentais (nome, frase, categoria vazia, papel temático, etc)

De outro lado a psicologia estuda a organização dos processos de emissão e recepção, de codificação e de decodificação da linguagem verbal com base em fenômenos psíquicos. Os psicólogos querem saber como as estruturas lingüísticas são adquiridas pelas crianças e como são empregadas nos processos da fala/sinalização, da compreensão e lembrança. A psicologia provê a lingüística com metodologias para investigação dos processos cognitivos de aquisição, compreensão e produção.

Assim, a psicolingüística tem interesse em saber “como a estrutura lingüística está ligada ao uso da linguagem. Ela quer entender e explicar a estrutura mental e os processos envolvidos no uso de uma língua.” Os psicolinguistas se interessam pelo conhecimento e capacidades subjacentes que a pessoa deve ter para usar uma língua e para aprender a usá-la na infância ou na aquisição de novas línguas.

A tarefa do psicolinguista é de construir modelos de processos que fazem uso, a todo instante do conhecimento armazenado. A psicolingüística representa uma tentativa empírica, no sentido de caracterizar aquilo que se deve saber a respeito de uma língua, para usá-la.

Como já abordamos, as primeiras obras de Chomsky foram, sobretudo, críticas às concepções mecanicistas de Skinner. Assim, Verbal Behavior marca o esgotamento da primeira fase da psicolingüística, abrindo o cenário para uma fase que sofre um grande impacto sob o ponto de vista epistemológico e metodológico

Além disso, uma nova abordagem sobre a linguagem verbal estava sendo difundida naquele momento. Vamos saber um pouco sobre seus fundamentos.