top
Psicolinguística
 
  • Reconhecimento de palavras;
Uma das mais difíceis tarefas deste nível é a separação da cadeia da fala ou da cadeia de sinais, que se trata de um continuum, em unidades dotadas de significação. Nesse sentido, as informações perceptuais e contextuais ativam unidades lexicais que estão armazenadas em nossa memória. Cada item lexical deve ter um significante correspondente, mas ainda não está claro como seria organizado esse léxico no nosso cérebro.

  • Memória semântica;
Considerando que possuímos um léxico, como a significação seria mentalmente representada e como seria usada na compreensão de textos ouvidos, vistos ou lidos? Visto que o ser humano pode compreender e produzir mensagens continuamente novas, como essa memória estaria organizada para dar conta da significação? Existem algumas teorias que tentam explicar essa criatividade e dinamicidade lingüística, mas ainda estamos muito longe de formular uma teoria capaz de abranger todas as especificidades dessa memória.

  • Processamento a nível textual e discursivo;
Ao chegar nesse estágio, a teoria psicolingüística enfrenta uma dificuldade ainda maior em formalizar as representações mentais dos níveis que se complexificaram à medida que as unidades de significação foram subindo. Quanto mais avançamos do nível perceptual para o nível do significado e desse para o textual e discursivo, mais difícil se torna a possibilidade de inferências.