top
Leitura e Produção deTextos
A frase agora já está gramaticalmente perfeita no português. Mas ainda falta a informação de que o homem era o terceiro da fila, que o aluno tentou representar com a palavra “três”. Essa informação adicional poderia ser expressa de diferentes maneiras. Uma delas seria substituir o sintagma nominal “um homem” por um outro sintagma nominal que especifique melhor a qual homem o aluno se referia. Isso pode ser feito trocando o artigo “um” pelo artigo determinado “o”, e adicionando outras especificações ao referente “homem” por meio de um numeral, “terceiro” e de um outro sintagma preposicional, “da fila”.

(26) Ao lado, à esquerda, o terceiro homem da fila olhava (para) o relógio.

Vemos, portanto, que o conhecimento dos recursos gramaticais, que envolve entre outras coisas o conhecimento das preposições, artigos, flexões verbais e nominais e constituintes sintáticos, contribui de maneira essencial para construir relações, conexões, laços explícitos entre as palavras e expressões do texto. O resultado é a emergência de um sentido unificado muito importante para o sucesso da comunicação.