top
Introdução aos Estudos da Literatura






A partir da segunda metade do século XX, as experiências formais em criação poética se aproximaram das tecnologias de informação e comunicação, da cibernética e da informática, resgatando, por outro lado, experiências formais dos séculos XVII e XVIII. Essa mistura de tecnologia contemporânea e de procedimentos mais antigos é interessante e confere uma feição especial à criação artística atual. Não apenas os gêneros, mas as artes e as épocas são misturadas, sem preocupação com hierarquias rigorosas entre eles todos.
O teatro é um gênero que procura representar materialmente o real. No palco, os atores e as atrizes representam para o público em um espaço definido. A cena aponta para o real, através de seus cenários, suas iluminações, seus objetos, seus figurinos, dos atores se movendo e falando no palco. Contudo, o realismo nem sempre prepondera, pois as representações podem ser simbólicas. Uma garrafa de Coca-Cola sobre uma mesa pode representar algo além de sua mera presença, pode, entre outras coisas, sugerir a influência da cultura americana. É importante salientar que uma peça teatral envolve muitas pessoas: o escritor da peça, os atores, o diretor, o cenógrafo, o figurinista, os iluminadores e o público.
Vamos colocar aqui um ato de uma peça teatral, de um dramaturgo importante na contemporaneidade. Seu nome é Nelson Rodrigues .
Como você imagina a representação desta peça?

Vestido de Noiva