Tópico 2: Pares mínimos, alofonia e fonética/fonologia nas línguas naturais
Na unidade 3 vocês aprenderam dois conceitos importantes para a fonética e para a fonologia: fonema e alofone. Apesar de essa questão não ter sido ainda profundamente estudada na libras, gostaria que vocês fizessem a seguinte tarefa.
- Revejam os pares mínimos tanto de línguas orais quanto da libras, apresentados nesta unidade. A seguir, levantem e filmem outros pares mínimos na libras. Ou seja, levantem pares de sinais da libras, em que os sinais de cada par se distingam minimamente um do outro e que, por causa dessa distinção, tenham significados diferentes.
Releiam a unidade 3, e revejam os casos de alofonia tanto de línguas orais quanto da libras, apresentados nessa unidade. A seguir, levantem e filmem outros casos de alofonia na libras. Aqui vai uma dica para vocês realizarem essa atividade. Pelo que se sabe, na ASL, as alofonias mais claras se relacionam a sinais que são feitos na lateral da testa. Na libras, já observamos alofonias semelhantes às da ASL, e também alofonias relacionadas a sinais feitos na frente do rosto.